O que é Canvas?
O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio. O método Canvas é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios, que pode ser utilizada na criação de uma nova empresa ou em uma organização centenária, basta que seus gestores estejam dispostos a pensar colaborativamente em busca de novas soluções.
O Canvas tem como principal objetivo estruturar um modelo inovador de plano de negócios, trazendo praticidade e principalmente dinamicidade na análise das organizações, além de fazer com que você planeje um negócio de sucesso de forma pouco burocrática, tendo diversos insights e ideias durante o processo. Pode ser definido como uma tela com 9 quadrantes a serem preenchidos:
- Proposta de valor;
- Segmento de clientes;
- Os canais;
- Relacionamento com Clientes;
- Atividade-chave;
- Recursos principais;
- Parcerias principais;
- Fontes de receita;
- Estrutura de custos.
Esses elementos, juntos, são capazes de identificar e de aprimorar o relacionamento nas 4 principais áreas de um negócio:
- Clientes
- Oferta
- Infraestrutura
- Viabilidade financeira
Quem pode usar o Canvas?
Apesar de ser muito comum em startups e outras empresas que estão começando, o Canvas também é muito bem-vindo em empreendimentos que já estão em pleno funcionamento.
No caso de um e-commerce, por exemplo, o Canvas pode ser utilizado para modificar o modelo de negócios, lançar novos produtos, explorar novos mercados ou simplesmente para ter uma melhor visualização do negócio como um todo.
O Canvas também pode ser utilizado como uma das ferramentas de gestão de projetos, mas para isto há um Canvas de Projetos, que é um modelo de Canvas dentre tantos que existem.
Como o método Canvas funciona?
Em outras ferramentas de negócios é preciso uma descrição longa e detalhada de cada elemento, o que dificulta a leitura com praticidade e agilidade. Isso sem falar nas mudanças frequentes que atrapalham a atualização de modelos mais complexos.
O Canvas funciona como resposta para as mais diversas perguntas sobre os elementos citados:
– Como vou trabalhar no meu negócio?
– Qual é a atividade-chave do meu empreendimento?
– Quais são os recursos-chave da minha empresa?
– Onde está a minha rede de parceiros?
Assim, é possível ter respostas sobre as atividades mais importantes a serem trabalhadas, os recursos necessários para a criação de valor ao cliente e a aliança de negócios que aprimora as relações e auxilia o crescimento da empresa.
Ainda dentro dos segmentos, o método Canvas responde a pergunta sobre demanda e necessidade, ou seja:
- Para quem?
- Existe demanda?
- Existe um público-alvo bem definido?
- O marketing está compreendido no meio em que a empresa entrega valor?
- Quais são os canais de publicidade que a empresa utiliza?
- Como está o relacionamento entre a empresa e o cliente?
Por último, existe a busca pela resposta do retorno:
– Quanto?
– Será que o negócio está compensando o trabalho e a energia dispensada?
Basicamente, esse momento se refere à estrutura de custos e ao fluxo de receitas. Na prática, é uma balança que pende para a diminuição dos custos e ao aumento da receita.
Antes de qualquer decisão, é preciso preparar a sua empresa para o sucesso, e esse é o papel do método Canvas. Como você pode perceber, não é uma varinha mágica que vai realizar todos os seus planos, mas será uma espécie de bússola que vai te ajudar a notar o que está funcionando bem e o que não está trabalhando a favor do seu empreendimento.
Disponibilizamos um modelo para que você possa se inspirar, é só baixar:
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