Se você se formou em contabilidade e quer iniciar uma carreira, bem-vindo. Já antecipo em dizer na medida em que é prazeroso por se fazer o que gosta, existem muitos desafios. É necessário ter paciência para se construir uma carreira e chegar ao sucesso. Para além disso, é importante estar atendo as novidades do mercado e se atualizar sempre. Te convido a sair da caixinha.
Início:
Ponha em prática o que você aprendeu em teoria na faculdade. Suas habilidades e conhecimentos são sus virtudes, então se analise e saiba o que fazer com essas qualidades, o autoconhecimento ajuda em todas as áreas da vida. Analise também o mercado contábil, entenda como ele funciona e qual área te atrai mais de acordo com suas habilidades e com o que você mais gosta de fazer.
Agilidade e eficiência são palavras chaves para um bom começo, palavras essas que devem ser colocadas em prática. Outra dica é trabalhar com sistemas de gestão contábil, para te dar mais profissionalismo e otimizar seu tempo, pois tarefas manuais já são arcaicas.
Desafios:
Acredito que um dos principais desafios é acompanhar as tecnologias e se habituar a elas, assim como, oferecê-las aos seus clientes. Tenho certeza que eles já irão te olhar de outra forma, positiva, claro. Assuma o papel de contador consultor e seja uma figura indispensável para qualquer empresa. Analise os dados, interprete e relate para seu cliente, dessa forma você vira uma fonte de informação e quem tem informação, tem tudo.
Entendido isso, e tendo aderido ou não ser consultivo, prepare-se para a Lei de Proteção de Dados, ela entra em vigor em agosto de 2020 e o contador está diretamente ligado com ela, pois armazenam informações fiscais, contábeis e financeiros e precisam garantir a privacidade desses dados. a nova lei também permite a criação de serviços de consultoria direcionado na adequação dos clientes e soluções de cibersegurança.
Se atente as alterações do SPED, elas já foram publicadas na Receita Federal e exigem adequação em sistemas digitais. Assim, volto a falar sobre a adequação as tecnologias, quem não se adapta, não permanece no mercado competitivo.
Ofereça atendimento personalizado. Para isso, você precisa conhecer bem a empresa para qual está prestando serviço. Converse, tire dúvidas, mostre para ele o que você como um contador consultor conseguiu enxergar de bom e de ruim. Tenha uma relação mais próxima com seu cliente e esteja presente na tomada de decisão. Entregue além do que o cliente pediu.
Outro desafio é ter presença digital, investir nisso é abrir portar para novos clientes. Redes sociais, sites, blogs, esteja em todos os lugares, afinal, quem não é visto, não é lembrado.