Se a sua empresa está em crise financeira e você não sabe o que fazer, esse texto é para você. Existem alguns caminhos, mas nada muito fechado, até porque cada empresa é uma empresa. Não se desespere. Primeiramente tente entender o que está acontecendo de errado. Se questione o por quê de estar no vermelho, conheça os números da sua empresa, receita, despesa, mas acima de tudo saiba interpretá-los, não só quando está no aperto, é importante tomar conhecimento sobre números sempre, inclusive em tempos de bonança.
Aí entra a importância de uma planejamento financeiro, pois nele é possível fazer projeções de entrada e saída em um determinado tempo, metas e objetivos da empresa em relação ao financeiro, entre outros benefícios, evitando surpresas negativas. Dessa forma, o gestor precisa ser firme e tomar medidas cabíveis à situação para que a crise não se instale. Parece impossível sair dela, mas calma, porque é possível.
Faça um balanço geral, mapeie as entradas e saídas, identifique onde a empresa está gastando mais. Corte os gastos desnecessários, como por exemplo, copo descartável, alguns itens de papelaria, entre outros, você vai conseguir enxergar o que é necessário e o que é supérfluo. Sobretudo, separa as contas pessoais e profissionais, pois um dos maiores erros do empresário é misturar o capital. Para tanto, integre ainda mais sua equipe, em tempos de crise, os colaboradores precisam estar unidos em com um propósito de reerguer a empresa e é papel do gestor motivar sua equipe.
Tenha metas redefinidas, veja bem, os números não são os mesmos de antes, você precisa readaptar a empresa a atual situação. Não esqueça de ficar em dia com as contas, aproveite as oportunidades de renegociar as dívidas e tenha sempre um plano B para cada setor da empresa. Para isso, você precisa estudar seu modelo de negócios, é o momento de ser criativo, assim você encontrará uma forma de se manter no mercado competitivo e, prospectar novos clientes, formando um novo ciclo, agora bem mais positivo para sua empresa.