A contabilidade possui diretrizes fundamentais para o sucesso de uma empresa, através dela a empresa sabe o valor de seus ativos passivos, despesas e receitas, rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade dos funcionários, entre tantas outras vertentes necessárias. Dessa forma, a contabilidade é utilizada como instrumento de informação para tomada de decisões e é necessária para todas as entidades como também para pessoas físicas.
Todos os dias o mercado muda e isso implica dizer que quem não tem objetivos claros, visão de mercado e comportamento empreendedor, acaba ficando para trás dos que enxergam à frente do tempo no mar de concorrência que se expande cada vez mais.
Por isso, a importância da contabilidade é indiscutível. Ela é um dos maiores investimentos que uma empresa pode fazer, pois monitora e mapeia a situação financeira de um negócio, além de proporcionar possíveis estratégias tributárias e fiscais e mostrar a verdadeira situação patrimonial.
A contabilidade é responsável pelo departamento pessoal, onde o nome já fala, cuida de pessoas, admissão, demissão, folha de pagamento, cálculo do INSS, FGTS. Também é responsável pelo departamento contábil, este elabora demonstrações contábeis exigidas por lei, analisa essas demonstrações para tomada de decisão e consequentemente, melhor planejamento para a empresa. Nela, existe também o departamento fiscal que faz apuração de impostos, envio de declarações: SPED, ICM/IPI, SPED contribuições, EFD-Reinf, cálculo de ICMS, apuração de impostos entre outros. Ufa, são muitas funções, informações e a empresa que não entende a importância da contabilidade acaba gerando confusões na saúde financeira.
Para a empresa, planejar-se frente a todos os aspectos é essencial, isso abarca principalmente lidar com problemas que já ocorreram e talvez prever outros que podem vir acontecer, a fim de que anomalias e estresses sejam minimizados, ou até mesmo nulos. O gestor precisa de tempo para enxergar além do que os olhos podem ver, é preciso conhecer seu negócio, para compreender como anda o mercado e o sistema econômico, dessa forma, tecnologias facilitam a entrega de dados para os contadores e claro, para os gestores.
É pensando nisso, que a contabilidade entra de cabeça no mundo high-tech, ou melhor dizendo, com tecnologias avançadas. Contas de calculadora, balanço patrimonial, e tantas outras coisas que demandavam tempo, estão sendo otimizadas através de softwares. Dessa forma, o contador pode ser ainda mais ágil e informando sobre outros aspectos técnicos ou não vistos por ele para que auxilie a empresa, prestando consultoria, assessoria contábil, como plus para a empresa.