Para as empresas brasileiras e no mundo inteiro, os próximos meses serão decisivos. É hora de encarar os números apresentado em 2020 e ter coragem para fazer os ajustes necessários e se reerguer em 2021. Falta menos de uma semana para o ano acabar, então, comece a planejar. Contudo, a dúvida de vários empresários é justamente por onde começar.
A pandemia do coronavírus afetou a rotina e impactou gravemente a vida financeira das empresas. Definitivamente 2020 não tem sido fácil para milhões de pessoas. Se por um lado tivemos mercados sendo aquecidos, por vários outros encontramos a retração.
Para o novo normal, é necessária a reinvenção dos negócios e um grande estudo de viabilidade e esse estudo deve estar pautado nos números para que as decisões que afetam o caixa da empresa sejam tomadas de forma mais assertiva. E é exatamente aí que entra a contabilidade.
Ao contrário do que muitos pensam, que a função do contador é cumprir as obrigações fiscais, realizar as questões burocráticas e calcular impostos, o contador tem dados extremamente relevantes sobre gestão de empresas. Inclusive aqui no nosso site tem artigo falando sobre a importância do contador.
O serviço contábil gera informação, que aliado a avaliação e análise, é possível demonstrar a aplicação de natureza econômica, financeira, física e em alguns casos até produtiva de uma empresa. Assim, ao pensar no futuro dos negócios, ter o apoio de um contador consultor faz toda a diferença.
O primeiro passo para iniciar o planejamento contábil do próximo ano é fazer um balanço comparativo com 2019. Sabemos que este ano ainda não terminou, mas trace uma projeção realista para os próximos meses, seja fiel aos números.
Reúna as equipes das principais áreas ligadas à gestão, a começar pela contabilidade, e compile relatórios que permitam à liderança ter uma visão completa sobre o histórico da empresa. O contador é o profissional mais próximo do empresário no que diz respeito à gestão. É ele quem conhece a legislação no modo prático, os processos necessários e os meios para tornar os desejos da liderança em realidade. Por isso, essa relação precisa ser de muita troca e confiança.
É o contador quem saberá organizar as estruturas internas e externas para manter a saúde do negócio sempre em dia, muitas vezes, encontrando maneiras até de economizar. Com tecnologia e reforço da cultura organizacional, é possível rever as operações e com isso reduzir custos e aumentar a lucratividade. Toda essa análise requer inteligência de um contador consultivo.
É um trabalho que vai além de analisar números e emitir guias de pagamento: trata-se de entender, junto ao empresário, qual a estratégia do negócio dele para 2021 e como é possível otimizar os gastos e investimentos.
Qual o plano de crescimento e as metas de expansão ou retração do negócio? Qual tipo de cliente ele deseja buscar? Olhar para essas questões ajuda a definir o modelo de gestão contábil.
É fundamental que o contador da empresa seja um profissional atualizado e multidisciplinar. Há vários fatores que podem influenciar uma empresa, como por exemplo a recente alteração das regras de recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).
Estar atendo às mudanças de cenário garantirá a segurança que o negócio precisa para crescer em 2021. O planejamento precisa ser financeiro, operacional e estratégico. Com uma relação de confiança entre gestão e contabilidade, as empresas certamente terão muitos motivos para sorrir no futuro. Conta com a gente!