Onyx Lorenzoni, na manhã de terça-feira (7), afirmou que uma parte dos trabalhadores informais, autônomos e MEIs (Microempreendedores individuais) devem começar a receber o auxílio de R$ 600 até quinta-feira (9). Os bancos que irão efetuar os pagamentos são Caixa Econômica e Banco do Brasil, para os que tem conta em outros bancos, o pagamento deve ser feito na terça-feira, 14 de abril. A segunda parcela está prevista para 27, 28, 29 e 30 de abril, de acordo com a data de aniversário do beneficiário. A terceira e última parcela será quitada até o fim de maio, com pagamentos a partir do dia 26.
O Ministro acredita que, a princípio, o auxílio por 90 dias deve ser suficiente para dar assistência aos trabalhadores durante o período em que o governo acredita durar a pandemia. O auxílio só será pago para o trabalhador que não tiver aposentadoria, seguro-desemprego ou ter benefício de outra ajuda do governo. Não poderá fazer parte de programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família. No projeto, até dois membros da família receberão o auxílio. Mas, se um deles receber o Bolsa Família, terá que fazer uma opção pelo benefício que for mais vantajoso.
Aplicativo para consulta
O app que se chama “CAIXA | Auxílio Emergencial” está disponível para versão android e iOS e pode ser baixado gratuitamente. Para quem não quer essa opção, existe um site para que possa ser solicitado o auxilio emergencial: https://auxilio.caixa.gov.br/. Para tanto, existe também uma central telefônica para tirar dúvidas (111).
O Ministro disse que houve um acordo com as operadoras para que o aplicativo pudesse ser baixado sem nenhum custo pelas pessoas, então, mesmo sem crédito no celular, o app pode ser baixado. Contudo, se o trabalhador ainda não tiver acesso à internet, computador ou celular, a última recomendação é ir até uma casa lotérica ou agência da Caixa para dar entrada e pedir o benefício.