O auxílio Emergencial para desempregados, autônomos e informais de baixa renda. É uma ferramenta básica para impedir o colapso de milhões de famílias que não têm renda durante o isolamento social. No entanto, a situação que deveria ter sido um alento tornou-se uma dor de cabeça, especialmente para aqueles que não recebem o Bolsa Família ou não estavam inscritas no Cadastro Único.
O primeiro desafio, segundo o IPEA, em relação ao auxílio era inscrever 11 milhões de pessoas que não estavam no Cadastro Único, mas têm direito a receber benefícios. O segundo, é o pagamento. Para quem não tem conta, a Caixa Econômica Federal garante criar 30 milhões de poupanças digitais que podem ser criadas e usadas pelo aplicativo. Contudo, o aplicativo está quase sempre lotado e relata erros de acesso.
O maior problema é que mais de 5,5 milhões de brasileiros qualificados não têm contas bancárias ou acesso à Internet. O maior risco para essas pessoas é a incapacidade de obter benefícios. Segundo Onyx Lorenzoni, ministro da cidadania, o governo planeja começar a pesquisar alternativas para levar o auxílio emergencial de R$ 600 a pessoas que não podem acessar a Internet a partir de maio.
Nova Solicitação
São mais de 25 milhões de brasileiros que não conseguiram aprovação para receber o Auxílio Emergencial e que vão poder se cadastrar no aplicativo ou site da Caixa para uma nova avaliação. Os reprovados inscritos no Cadastro Único, já podem fazer uma nova solicitação para conseguir o auxílio. O sistema é o mesmo e terão que esperar por uma análise. Para quem é inscrito no CadÚnico, o resultado da consulta será liberado ainda esta semana. Se o retorno da análise for dados inconclusivos, será permitido fazer uma nova solicitação.
Motivos pelo qual você pode ser reprovado
- Marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro da família
- Falta de inserção da informação de sexo
- Inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento
- Divergência de cadastramento entre membros da mesma família
- Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito.
- Caso o resultado for de benefício não aprovado, o cidadão poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação.