De desempregados a trabalhadores informais, muitos brasileiros podem perder parte da sua renda nos próximos meses por conta a crise econômica causada pela pandemia docoronavírus. O Isolamento e a crise econômica afetaram profundamente a economia brasileira. Para conseguir algum trabalho e consecutivamente alguma renda extra será preciso buscar formas de se trabalhar remotamente.
Embora muitas famílias estejam cortando gastos desnecessários, muitos produtos e serviços serão essenciais e continuarão tendo demanda por clientes. Com muitas lojas fechadas, a chave para conseguir vender nesse período é investir nas ferramentas digitais e na redes sociais. Fazer uma lista também pode te ajudar, incluindo todas as habilidades que você transformar em um produtos que podem ser vendidos on-line, serviços prestados remotamente e produtos digitais.
Dica 1 – Criar um produto digital
Existem alguns setores que essa dica pode funcionar melhor, produtos digitais, são produtos produzidos digitalmente e vendidos on-line. Aulas, cursos e livros digitais são alguns exemplos. Essa pode ser uma boa opção para quem trabalha como professor de idiomas, músicas etc. E também para quem tem muita experiência em determinada área e pode vender esse conhecimento na forma de e-books ou aulas por exemplo.
Além da vantagem de ter custo praticamente zero, os produtos digitais podem ser vendidos pelas rede sociais e até plataformas especializadas que fazem todo o processo de divulgação e ficam com uma comissão da venda.
Dica 2 – Alimentação
Não só no Brasil, mas em vários países afetados pela crise, os aplicativos de entrega de comida estão sendo mais usados durante a quarentena. Esse aumento na procura por refeições rápidas pode ser uma oportunidade para quem já sabe preparar refeições ou até trabalhava na área.
Embora essa dica possa ter o maior potencial para te gerar renda nesses meses, também será necessário algum investimento inicial. Para se cadastrar nos aplicativos de entrega será necessário abrir um CNPJ, pelo menos como Microempreendedor Individual (MEI). Também é preciso se adequar às regras da vigilância no preparo dos alimentos. Mas não é motivo para desistir, o Sebrae disponibiliza todo o conteúdo necessário para você se informar, abrir o MEI e ainda se cadastrar nos aplicativos de delivery.
Dica 3 – Itens que não usa mais
Com a quarentena é possível utilizar um pouco de tempo para organizar roupas e outros itens que talvez você não usa mais. Embora pareça simples, muitas coisas que guardamos com o tempo podem ser revendidas na internet e garantir um dinheiro extra para o período difícil.
Também existem muitas plataformas on-line onde é possível anunciar os itens que serão vendidos, a vantagem é ter uma empresa fazendo a divulgação dos seus itens e podendo atrair potenciais clientes. Buscar lojas específicas para roupas, livros, móveis etc, pode garantir um preço melhor na venda, já que trabalham com um nicho específico de clientes, enquanto sites com mais produtos podem conseguir clientes mais rápido.
Dica 4 – Serviços especializados
Para quem já é autônomo ou profissional liberal, também pode conseguir renda extra anunciando seus serviços nas redes sociais e sites específicos.
Serviços como:
- Artesanato
- Contabilidade
- Costura
- Designer
- Edição de Fotos
- Produção Gráfica
Dica 5 – Programa de afiliados
Se você já passou pelas 4 dicas e ainda não achou nenhuma que conseguisse realizar, essa com certeza é para você. Existem empresas como Magazine Luiza e Lojas Americanas, que estão fazendo um programa de afiliados. A vantagem é não trazer nenhum custo para os interessados e a possibilidade de garantir renda extra neste período. É importante lembrar que cada dica depende da sua realidade. O ideal é buscar as atividades que melhor se encaixam com o que você já sabe e já possui.
O número crescente de trabalhadores informais mostra o quanto o brasileiro já é capaz de encontrar alternativas de renda, seja em meio à crise atual e também pelas dificuldades históricas que já passamos.