Quem diria que um vírus fosse fazer com que o Governo Federal, estados e municípios anunciassem diversas medidas que afetariam escolas e universidades, transportes públicos, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos? Precisaram tomar providência para conter, ou pelo menos minimizar essa pandemia. Contudo, a economia do mundo inteiro está sentindo os efeitos da crise, e para os autônomos o momento é ainda mais complicado.
O controle das finanças pode ajudar a não se endividar com o momento atual. Controlar os gastos, planejar o orçamento e se preparar para imprevistos e despesas de emergência são fundamentais. Por isso, é tão importante ter uma reserva de emergência. Para montar uma, não é necessário ganhar muito ou ser expert em finanças, mas sim ter um planejamento eficiente. O momento de quarenta que atualmente estamos vivendo pode ser uma oportunidade para analisar como andam suas finanças e começar a reserva que, no futuro, poderá te auxiliar em momentos de crise como essa que estamos vivendo.
Metas Realistas
Não adianta mentir ou fantasiar, é momento de verdades. Faça uma análise de como sua empresa está hoje, conheça bem os seus planos financeiros e trace metas específicas. Isso lhe auxiliará na elaboração de estratégias para o seu orçamento mensal, tornando mais fácil estabelecer metas de economia para juntar dinheiro.
Planejamento de ganhos e gastos
Controle financeiro é fundamental. Monte uma planilha com todos os gastos e ganhos do mês. O importante é não perder o controle da entrada e saída do dinheiro. Depois de fazer a análise de como o dinheiro está sendo utilizado, é possível distribuí-lo em categorias e, assim, eliminar os gastos prejudiciais à saúde financeira.
Investir
O cenário atual não é o mais amigável para quem está entrando agora no mundo dos investimento. No entanto, faz-se necessário que poupe o seu dinheiro buscando ainda rentabilidade acima da inflação. O ideal é que direcione, no mínimo 10% da sua renda líquida mensal para a sua reserva de emergência. E, no momento de aplicar o dinheiro, preze pela segurança. Desse modo, opte por investimentos de baixo risco e com liquidez diária.