A internet veio revolucionando praticamente todos os setores das nossas vidas, isso é fato. Hoje ela influencia e é influenciada por pessoas. É terra de ninguém e de todo mundo ao mesmo tempo. Onde antes a comunicação era emitida de detentores de opinião, para grandes massas. Hoje, eu comunico e sou comunicada, dou e recebo. Eu vendo e eu compro. Uma dualidade explicita, mas que vivem em harmonia.
Para quem vende
Oi, empreendedor digital. Tudo bem? Você tem visto seu negócio na internet dando certo? Bem, ele pode melhorar. O ambiente da internet é um mercado de oportunidades. Imagine o benefício de vender seu serviço ou produto estando de casa?! Imaginou? Agora, torne realidade.
Mesmo sendo um ambiente tecnológico que promete ser oportuno, é importante entender o que você quer vender e como fazer isso de maneira estratégica. Para iniciar as suas vendas pela internet, é necessário levar em consideração o produto, perfil do público alvo e quais as melhores maneiras de atingir as expectativas para atendê-los.
Conheça o seu segmento de atuação, para saber como lidar com os seus clientes, considerando fatores como produtos e tipo de linguagem escolhida, é fundamental saber exatamente quem é o seu público-alvo e suas principais características. Pois, o fator determinante do sucesso nas vendas, é a aceitação do seu produto por quem realmente o consome. Isso quer dizer que para se manter no mercado, o seu produto precisa atender as expectativas do seu público alvo.
Tenha em mente perguntas como: Quem consome meu produto? Como resolver os problemas e dores dos meus clientes? Qual o propósito do meu negócio?
Faça pesquisa de mercado. Com esse tipo de pesquisa, é possível estabelecer qual o perfil dos compradores que buscam o seu produto, e qual a melhor forma de atendê-los. Depois de analisar o mercado, fatores sobre os concorrentes e entender qual o seu público-alvo, com toda certeza você terá as ferramentas necessárias para começar a oferecer o seu produto online.
Divulgue seu produto, e claro, pela internet. Use as redes sociais, as ferramentas de busca e todas as formas de venda, se faça presente. Quanto mais diferenciais e soluções o seu produto ou serviço apresentar, maior impacto terá o seu público-alvo.
Para quem compra
Mais de 50 milhões de brasileiros já realizaram compras pela internet em algum momento. É improvável que você não conheça pelo menos uma pessoa que já tenha comprado de um site.
Imagine não precisar sair de casa, encarar filas ou trânsito para fazer a compra que você deseja. Conseguiu pensar? Pois essa é uma das principais vantagens trazidas por um processo de compra virtual.
Sem sair do conforto da sua casa é possível adquirir os itens que você quiser, com grande facilidade e conveniência. Ou, se preferir, você poderá realizar compras por meio do celular, no trabalho ou em um momento de lazer.
Outra grande vantagem é a diversificação das ofertas. Se pode ser difícil achar tudo de que você precisa em uma só loja física, na internet você será capaz de achar todos os artigos e modelos que busca. Assim, você não precisa abrir mão de algo de que gostaria de adquirir porque não encontra nas lojas da sua cidade, por exemplo.
Quem é que não gosta de uma boa oferta? Economizar na hora de comprar garante que você faça um ótimo negócio e aproveite ainda mais as vantagens da sua aquisição. É justamente por causa disso que muitos brasileiros buscam a compra online, já que na internet os preços tendem a ser mais em conta.
A concorrência também é outro fator que ajuda nesse sentido. Como as lojas online estão disputando a sua preferência de escolha, fica mais fácil encontrar preços bem abaixo dos varejistas que estão nas ruas ou shoppings.
Ao comprar online, você tem acesso a uma grande variedade de formas de pagamento. Além do boleto bancário, é comum poder pagar em até 12 vezes sem juros no seu cartão, qualquer que seja a bandeira. Com as facilidades do internet banking, é possível realizar o pagamento em alguns minutos.
Diante do desenvolvimento do mercado, há cada vez mais soluções ligadas à segurança na hora da compra. Criptografia de dados, criação de camadas de segurança e novos modelos de certificação tornam as lojas virtuais ambientes mais seguros e propícios para a compra. Outro fator, observe o cadeado de segurança localizado acima do lado do link do site, se ele estiver fechado, é porque o site é seguro.
Agora mais que nunca, apoie o empreendedor local.