Cuidar da saúde e realizar exames periódicos é essencial para todo ser humano, e também é uma medida de segurança na hora da contratação e demissão de um funcionário. Incentivando e garantindo uma boa saúde dos colaboradores, torna-os mais produtivos e eficientes.
A realização de exames periódicos é obrigatória e previsto por lei na legislação trabalhista de 8 de junho de 1978, regulamentada pela Portaria nº. 3214, estabelecida pelo Ministério do Trabalho. Os exames devem ser realizados na admissão que inclui histórico de saúde, problemas genéticos, doenças crônicas, condições de trabalho no emprego anterior e assim por diante; na demissão, este deve ser realizado 15 dias antes do funcionário sair da empresa para que fique comprovado que ele está deixando a instituição com boas condições de saúde; no retorno ao trabalho e/ou troca de função, caso isso ocorra, é importante a renovação dos exames para que comprove aptidão caso ele esteja exposto à riscos.
Se ocorrer do colaborador ficar mais de 30 dias longe da empresa, por motivos de acidente, doença, entre outros, deverá realizar outro exame para atualizar o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). O intervalo e o tipo de exame dependem da função exercida e do quão exposto está o funcionários a riscos no trabalho.
O colaborador pode se sentir desconfortável ou constrangido, mas o gestor tem o dever de motivar o funcionário a se cuidar, fazê-lo entender que exames são a melhor forma de prevenção para e identificação de problemas de saúde. Mas de que forma posso incentivá-los?
Promova campanhas para que as dúvidas sejam sanadas, leve palestrantes médicos, nutricionistas, enfermeiros, entre outros profissionais da área da saúde, para que eles explanem de forma técnica e prática a importância de cuidar da saúde. Também é relevante falar sobre exames preventivos de cada gênero como o Papanicolau para as mulheres e o de Próstata para os homens.
Dessa forma, a empresa também permanece saudável, e sabemos que quando a saúde está ok, até o humor melhora consideravelmente e isso promove harmonia dentro da empresa.